sexta-feira, 11 de julho de 2014

Gentileza gera Gentileza









    A Escola tem suas ações com foco na Melhoria da Qualidade da Educação, para contribuição na eficácia do processo ensino e aprendizagem.
    O Projeto Gentileza, mobilizou todos os profissionais, principalmente os alunos, sendo desenvolvido da seguinte forma:
    Foi feita uma sensibilização geral aos alunos para entenderem tudo referente ao projeto em questão, principalmente nos quesitos gentileza e cidadania. Foram confeccionados, juntamente com os professores, cartazes, outros materiais e aulas diferenciadas.
    Através de sensibilização dos profissionais e alunos por parte do Conselho Escolar e demais profissionais, foi feita a escolha de regentes de classe e líderes de classe. O regentes formam com o auxílio do líder e vice-líder de classe as equipes que cuidam e orientam a fila da merenda escolar e o recreio de forma geral, como organização do refeitório, lixo em local adequado, sempre supervisionados por profissionais que se revezam conforme seus dias de trabalho. O professor regente acompanha a equipe de sua turma de regência durante todo o recreio, sendo identificados por plaquinhas (crachás) com nomes, ou outro modo de identificação conforme a criatividade dos alunos. Assim todos sabem à quem dirigir-se quando precisam de auxílio ou uma informação.
    As turmas quando saem de sala de aula para o recreio, começa pelas séries iniciais e em seqüência até o ensino médio. Recebem seu lanche pelas merendeiras terceirizadas e dirigem-se às mesas de refeição em frente a cozinha. A disciplina faz do momento da refeição um hábito saudável.
    Este Projeto Gentileza, mobiliza todos os alunos à praticarem todas as palavras mágicas que geram gentileza. Como por exemplo: obrigado, por favor etc. Evitando de forma geral conflitos , acidentes, pratos e canecas espalhados e/ou quebrados pela escola.     Mantendo o que a todos pertence.
    Os alunos que participam das equipes e que se tornam exemplos para outros são premiados bimestralmente com pontuação em uma avaliação ou trabalho, fazendo assim com que se tornem cidadãos preparados também para o mercado de trabalho com seus comportamentos exemplares.
    Todos os profissionais ganham com isso, pois a escola se mantêm organizada, limpa e os alunos com bons costumes de convivência se sentem reconhecidos por seus esforços de mudança e transformação da realidade diária escolar.